O cerco de Tomar
Segundo S.Bernado de Claraval:
' O templário quanto mais infiéis matasse mais glorificava o nome de Deus'
O Cerco de Tomar
Estamos na Primavera do ano de 1190, o imperador de Marrocos Yacub conseguindo franquear o Tejo precipitou-se sobre a sede da Ordem dos Templários, por estes defendidos heroicamente. A ordem do templo foi posta à prova na defesa de Tomar. Foi este um dos factos ou maior vulto na história da Ordem em Portugal.
Era este castelo um dos mais fortes de Portugal e talvez o mais bem defendido por estar confiada a sua guarda aos templários que dele tinham feito o centro da Ordem.
Os sarracenos destruíram tudo no exterior, a população refugiava-se dentro das muralhas. O duro e velho mestre Gualdim Pais através de um golpe de audácia, manda o povo entrar para a muralha interna e abre a porta da muralha exterior. Os mouros entram todos de rompante por uma porta e entram dentro da muralha, e os templários limitaram-se então a abater os infiéis que tentavam fugir áquela mortandade pela referida porta que se ficou a chamar ' porta de sangue'.
A derrota dos sarracenos foi tão grande que o imperador Yacub sai com o resto do seu exército debandada, sen nunca mais pensar em repetir a proeza.
Eram as tropas de Yacub em número de cerca de 100.000 homens. Os templários seriam menos de 3 centenas!!
Os comentários posteriores das tropas serracenas eram diversos e aterrorizantes,por exemplo: Gualdim Pais, com a sua estatura enorme dos seus olhos saíam chispas da fogo e com umas enormes asas ,cavalgando no seu cavalo branco comandava um imenso exército de anjos vestidos de branco que esquartejavam e semeavam a morte no exercito mouro.....